segunda-feira, 21 de junho de 2010

O que é evolução espiritual?

Todos nós, que acreditamos realmente na Reencarnação, temos a necessidade de pensar nessa questão de evolução espiritual com certa freqüência, que não seja demais para não virar ansiedade, nem pouco para não virar desleixo. Mas... o que é evolução espiritual?

Na minha maneira de ver, é uma evolução do nosso grau de consciência e ocorre pela limpeza dos nossos sentimentos e pensamentos, o que faz com que possamos, gradativamente, irmos nos libertando de nós mesmos e dirigindo nossa atenção para os outros, para todos, ou seja, sairmos do nosso egocentrismo. Se convirmos que um dos aspectos que nos diferencia dos Espíritos superiores é o fato de nós ainda necessitarmos de passagens por esse plano terreno, e eles não, devemos então entender por que é assim. Se ainda estamos passando por vivências nesse plano material como encarnados e eles não, isso se deve ao fato de ainda não termos aprendido as lições pertinentes a este plano, o que implica na necessidade de mais "limpeza" dos nossos corpos emocional e mental referida acima. Então, se reencarnamos, por exemplo, para "limparmos" nossos corpos sutis de raiva, de ódio e de agressividade, certamente iremos passar por situações e experiências que todos passam, mas às quais reagiremos com raiva, com ódio e com agressividade, pois é disso que viemos contaminados". E é o que teremos que trabalhar em nós, e se o conseguirmos, isso propiciará nossa auto-evolução. Outra pessoa reagirá com tristeza e com mágoa, pois é o que traz consigo, e é o que deverá trabalhar em si, para a sua auto-evolução. Uma outra pessoa reagirá com submissão e dependência e é o que deverá trabalhar em si, e assim por diante. Todos nós passamos por situações conflitantes, negativas, mas reagimos à nossa maneira, que é congênita, característica de cada um, que trouxemos ao reencarnar.

E então percebemos que evolução consiste em melhorar nossas características inferiores congênitas, pois a nossa personalidade é congênita, já nasce conosco e é, basicamente, a mesma da encarnação anterior. Esse é um dos pilares da novíssima Psicoterapia Reencarnacionista (www.abpr.org). Podemos perceber o que viemos melhorar, ou eliminar, em nós, na atual encarnação pela constatação da maneira imperfeita como reagimos às situações e às experiências da vida, desde a infância. Mas não devemos culpar a quem faz ou fez aflorar em nós sentimentos dos quais não gostamos; essas pessoas (que geralmente são o pai, a mãe, o marido, a esposa, um filho, etc.) são agentes do nosso destino que embora, aparentemente, estejam nos fazendo mal, estão nos fazendo um bem, pois nos mostram o que viemos a melhorar em nós.

Quem reencarnou com sentimentos e pensamentos de raiva e ódio irá passando pela vida por situações cotidianas, que todos passam, mas que nele desencadearão raiva e ódio, pois é o que trouxe, até o dia em que perceba que deve curar-se disso e passará a reagir com paciência, tolerância e compreensão às mesmas situações às quais antes reagia com raiva e ódio. O karma (lei do retorno) representa essas situações e se a lição está sendo aprendida, essa pessoa poderá dizer que está evoluindo espiritualmente. E isso lhe possibilitará aumentar sua capacidade de amar, que é a verdadeira evolução. O mesmo raciocínio aplica-se a quem reencarnou com uma tendência, por exemplo, de reagir com sentimentos de rejeição e abandono. Essa pessoa irá reagir às situações desse modo, ou seja, com rejeição e abandono e a sua lição é aprender a mudar esse antigo modo de sentir, não magoando-se, vitimizando-se e culpando os outros. Isso possibilitará a essa pessoa a mesma evolução daquela do exemplo anterior, que precisava curar a raiva.

A maneira pessoal, de cada um de nós, de reagir às situações desagradáveis da vida é uma tendência congênita, de séculos, que já nasce conosco. De uma encarnação para outra muda apenas o corpo físico e então para sabermos como devemos evoluir, basta detectarmos nossos defeitos congênitos e irmos corrigindo-os. O mais freqüente, que é culpar os outros, é perda de tempo, pois desvia o foco da verdadeira questão, que é a nossa tendência a reagir de modo inadequado às situações karmáticas, que é o que devemos curar em nós, ou seja, é a nossa Missão reencarnatória. Nós não teremos mais necessidade de reencarnar quando eliminarmos completamente todas nossas inferioridades e aí, então, seremos um Espírito superior. E o que acontecerá então? A evolução continuará! O fato de não mais necessitarmos passar por experiências no plano terreno não significa que viramos "santos", apenas aprendemos as lições pertinentes a esse plano, mas continuaremos passando por vivências evolutivas em outros, sem parar.

Muitas pessoas acreditam que quando morrerem irão para um lugar melhor e que "Lá sim que é bom...". Na verdade, somos nós que estamos aqui e lá, a diferença está na freqüência vibratória da crosta terrestre ou do Plano Astral. O simples fato de desencarnar não implica numa melhora imediata dos sentimentos inferiores, apenas pode acontecer, pela perda do corpo terreno, uma mudança na visão da realidade, ou seja, pode ser corrigido o enfoque distorcido pelas ilusões de percepção da personalidade passageira. Eu digo que pode, porque muitas vezes isso não acontece, e a personalidade desencarnada permanece com a mesma visão distorcida de quando encarnada e continuam os mesmos raciocínios e as mesmas emoções equivocadas. Isso se observa nos chamados espíritos obsessores que ficam por aqui e nos que são atraídos vibratoriamente para o Umbral. Mas naqueles que, após a morte física, dirigem-se, ou são conduzidos, para os Postos de Socorro, Colônias ou Cidades do Plano Astral, como o Campo da Paz, Nosso Lar, etc., vai ocorrendo gradativamente uma correção das distorções da visão, ou seja, a libertação das ilusões e das armadilhas, através de um trabalho interno próprio e com a orientação de Coordenadores, Instrutores, etc.

Nada muda, obrigatoriamente, pelo ato do desencarne, devido ao simples fato de que o corpo material não sente e nem pensa, ele apenas obedece ao comando dos corpos emocional e mental, que permanecem como são após a morte do físico, no nível em que estavam, no grau de evolução que atingiram. Para os corpos sutis nada muda com o fato de estarmos encarnados ou desencarnados, a meta é a evolução e essa deve ocorrer aqui ou em qualquer outro plano. Por isso que os medicamentos psiquiátricos, endereçados ao cérebro, não conseguem curar realmente, pois não atingem os pensamentos e os sentimentos. Os medicamentos que possuem essa ação são as essências florais e os remédios homeopáticos.

A Psicoterapia Reencarnacionista pretende difundir a aplicação aqui, durante a encarnação, de uma psicoterapia similar à que é aplicada no período interencarnações, claro que dentro das nossas limitações. Lá é aplicada pelo Guia Espiritual da pessoa desencarnada, aqui o é por terapeutas, seres tão ou mais imperfeitos do que nos... A finalidade é, durante a jornada terrestre, descobrirmos em que aspectos estamos errando. Por que deixarmos para depois a correção, ou a intenção de correção, se a podemos iniciar, ou incrementar, já? A correção da visão feita aqui poupa tempo e sofrimentos inúteis! A correção da visão lá, leva o problema para a próxima "vida". A Psicoterapia Reencarnacionista, bem aplicada, com consciência e responsabilidade, pode ajudar as pessoas a evoluírem bem mais rápido do que estão evoluindo, pela possibilidade de libertarem-se das ilusões terrenas, aprendendo a lidar com as armadilhas e compreendendo com mais clareza as suas questões kármicas, vistas como injustas ou cruéis, mas necessárias para a própria evolução.Um bom especialista é Mauro Kwitko é Médico, Psicoterapeuta, autor de 5 livros.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Morre Saramago


O cineasta brasileiro Fernando Meirelles lamentou a morte de josé saramago dizendo ser difícil escapar de clichês neste momento: "O mundo ficou ainda mais burro e ainda mais cego hoje". Jose Saramago foi um escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.

Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago foi considerado o responsável pelo efectivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.

O seu livro Ensaio Sobre a Cegueira foi adaptado para o cinema e lançado em 2008,
e se você nao teve o prazer de ler nada dele eu recomendo. Fernando Meirelles diretor de (O Jardineiro Fiel, Cidade de Deus) nos trazem a comovente história sobre a humanidade em meio à epidemia de uma misteriosa cegueira. É uma investigação corajosa da natureza, tanto a boa como a má – sentimentos humanos como egoísmo, oportunismo e indiferença, mas também a capacidade de nos compadecermos, de amarmos e de perseverarmos.
O filme começa num ritmo acelerado, com um homem que perde a visão de um instante para o outro enquanto dirige de casa para o trabalho e que mergulha em uma espécie de névoa leitosa assustadora. Uma a uma, cada pessoa com quem ele encontra – sua esposa, seu médico, até mesmo o aparentemente bom samaritano que lhe oferece carona para casa terá o mesmo destino. À medida que a doença se espalha, o pânico e a paranóia contagiam a cidade. As novas vítimas da “cegueira branca” são cercadas e colocadas em quarentena num hospício caindo aos pedaços, onde qualquer semelhança com a vida cotidiana começa a desaparecer.

Dentro do hospital isolado, no entanto, há uma testemunha ocular secreta: uma mulher (JULIANNE MOORE, quatro vezes indicada ao Oscar) que não foi contagiada, mas finge estar cega para ficar ao lado de seu amado marido (MARK RUFFALO). Armada com uma coragem cada vez maior, ela será a líder de uma improvisada família de sete pessoas que sai em uma jornada, atravessando o horror e o amor, a depravação e a incerteza, com o objetivo de fugir do hospital e seguir pela cidade devastada, onde eles buscam uma esperança.

A jornada da família lança luz tanto sobre a perigosa fragilidade da sociedade como também no exasperador espírito de humanidade


Eu realmente adorei esse filme, espero que vocês tbm.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Caioooo Fernado Abreu mandou eu dizer para Ela...




"Ah, fumarás demais, beberás em excesso, aborrecerás todos os amigos com tuas histórias desesperadas, noites e noites a fio permanecerás insone, a fantasia desenfreada e o sexo em brasa, dormirás dias adentro, noites afora, faltarás ao trabalho, escreverás cartas que não serão nunca enviadas, consultarás búzios, números, cartas e astros, pensarás em fugas e suicídios em cada minuto de cada novo dia, chorarás desamparado atravessando madrugadas em tua cama vazia, não conseguirás sorrir nem caminhar alheio pelas ruas sem descobrires em algum jeito alheio o jeito exato dele, em algum cheiro estranho o cheiro preciso dele."

Decifrando seu coraçao

Frágil – você tem tanta vontade de chorar, tanta vontade de ir embora. Para que o protejam, para que sintam falta. Tanta vontade de viajar para bem longe, romper todos os laços, sem deixar endereço. Um dia mandará um cartão-postal de algum lugar improvável. Bali, Madagascar, Sumatra. Escreverá: penso em você. Deve ser bonito, mesmo melancólico, alguém que se foi pensar em você num lugar improvável como esse. Você se comove com o que não acontece, você sente frio e medo. Parado atrás da vidraça, olhando a chuva que, aos poucos começa a passar.

Caio Fernando Abreu

Pode tomar como uma provocaçao!!!



Caso a carapuça sirva!!!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Oração pela libertação da Africa do Sul


Se o rei zulu já não pode andar nu
Se o rei zulu já não pode andar nu

Salve a batina do bispo tutu
Salve a batina do bispo tutu

Ó deus do céu da áfrica do sul

Do céu azul da áfrica do sul

Tornai vermelho todo sangue azul

Tornai vermelho todo sangue azul
Já que vermelho tem sido

Todo sangue derramado

Todo corpo

Todo irmão, chicoteado, yê

Senhor da selva africana
Irmã da selva americana
Nossa selva brasileira, de tupã


Senhor irmão do tupi fazei
Com que o chicote seja por fim
Pendurado

Revogai da intolerância a lei

Devolvei do chão a quem do chão

Foi criado
Ô cristo rei
Branco de oxalufã
Cristo rei

Branco de oxalufã

Zelai por nossa

Negra flor pagã
Zelai por nossa
Negra flor pagã
Sabei que o papa
Já pediu perdão

Sabei que o papa

Já pediu perdão


Obs: Escutava essa musica quando estudava e nao entendia bem o que significava era tema da Banda Reflexus que ja nao existe mais. Africa do sul é livre mas ainda tem muito o que lutar. Mas Hoje é um grande dia pra essa naçao, o orgulho de um povo é que faz seu país grande. A uniao Faz milagres.

domingo, 6 de junho de 2010

DEMAIS...


Demais (Yes It Is)
Verônica Sabino
Composição: Lennon & McCartney; Zé Rodrigues & Miguel Paiva
Foi um vento que passou
Que te trouxe
E te levou
Deixando no corpo
A marca do amor
Que ficou no ar
Ilusão luar
A chuva que esse vento
Traz
Faz com que
Eu me lembre mais
De todos os sonhos
Que a gente sonhou
Planejou demais
Demais
Bem que eu podia
Tentar te encontrar
Mas um vento forte
Que me afastou, te levou
Te escondeu
Longe demais
A chuva que esse vento
Traz
Faz com que
Eu me lembre mais
De todos os sonhos
Que a gente sonhou
Planejou demais
Demais
E cada vento
Que soprar
Pode te fazer voltar
Encher o vazio
Que ficou no ar
Me marcou demais
Me marcou
Demais

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ela...

Minha vida é um presente para ser lentamente degustado por ela. Porque presente bom não se dá, se oferece. Fico pensando em mil formas de faze-la feliz por que amar é isso: agir a favor da felicidade do outro. Ela nos meus sonhos com aquele short jeans azul desbotado. Ela que com apenas uma palavra pode me fazer passar o dia todo sorrindo sozinha como uma boba pelas ruas. Ela que eu odeio...e amo tantas vezes em um dia só. Com ela sou menina sou adulta sou feliz. Como posso nao desejar seus beijos se eles podem me levar ao delírio. Tao pouco tempo e tanto para te dar.

Amor de Índio

Composição: Beto Guedes - Ronaldo Bastos
Tudo o que move é sagrado
E remove as montanhas
Com todo cuidado, meu amor
Enquanto a chama arder
Todo dia te ver passar
Tudo viver a teu lado
Com o arco da promessa
Do azul pintado pra durar

Abelha fazendo mel
Vale o tempo que não voou
A estrela caiu do céu
O pedido que se pensou
O destino que se cumpriu
De sentir seu calor e ser todo
Todo dia é de viver
Para ser o que for e ser tudo

Sim, todo amor é sagrado
E o fruto do trabalho
É mais que sagrado, meu amor
A massa que faz o pão
Vale a luz do seu suor
Lembra que o sono é sagrado
E alimenta de horizontes
O tempo acordado de viver

No inverno te proteger
No verão sair pra pescar
No outono te conhecer
Primavera poder gostar
No estio me derreter
Pra na chuva dançar e andar junto
O destino que se cumpriu
De sentir seu calor e ser tudo


Cai el Bulli

Por 4 anos seguido sendo o melhor do mundo, baixou para o segundo posto deixando o primeiro lugar para um restaurante Dinamarques.

1. Noma – Dinamarca (+2)
2. El Bulli – Espanha (-1)
3. The Fat Duck – Inglaterra (-1)
4. Celler de Can Roca – Espanha (+1)
5. Mugaritz – Espanha (-1)
6. Osteria Francescana – Itália (+7)
7. Alinea – EUA (+3)
8. Daniel – EUA (+33)
9. Arzak – Espanha (-1)
10. Per Se – EUA (-4)
11. Le Chateaubriand – França (+29)
12. La Colombe – Africa do Sul (+26)
13. Pierre Gagnaire – França (-4)
14. L’Hotel de Ville Philippe Rochat – Suiça (+2)
15. Le Bernardin – EUA (=)
16. L’Astrance – França (-5)
17. Hof Van Clee – Bélgica (+9)
18. D.O.M. – Brasil (+9)
19. Oud Sluis – Holanda (+10)
20. Le Calendre – Italia (+29)
21. Steirereck – Austria (+9)
22. Vendome – Alemanha (+3)
23. Chef Dominique – Finlandia (-2)
24. Les Creations de Narisawa – Japão (-4)
25. Mathias Dahlgren – Suécia (+25)
26. Momofuku Ssam Bar – EUA (+5)
27. Quay – Australia (+19)
28. Iggy’s – Cingapura (+17)
29. L’Atelier de Joel Robuchon – França (-11)
30. Schloss Schauenstein – Suiça (Nova entrada)
31. Le Quartier Francais – Africa do Sul (+6)
32. The French Laundry – EUA (-20)
33. Martín Berasategui – Espanha (-4)
34. Aqua – Inglaterra (Nova entrada)
35. Combal Zero – Italia (+7)
36. Dal Pescatore – Italia (+12)
37. De Librije – Países Baixos (Nova entrada)
38. Tetsuya’s – Australia (-21)
39. Jaan Par Andre – Cingapura (Nova entrada)
40. Il Canto – Italia (Nova entrada)
41. Alain Ducasse Au Plaza Athenee – França (Reentrada)
42. Oaxen Krog –Suécia (-10)
43. St John – Inglaterra (-29)
44. La Maison Troisgros – França (Reentrada)
45. WD-50 – EUA (Nova entrada)
46. Biko – México (Nova entrada)
47. Die Schwarzwaldstube – Alemanha (-24)
48. Nihonyori RyuGin – Japão (Nova entrada)
49. Hibiscus – Inglaterra (Nova entrada)
50. Eleven Madison Park – EUA (Nova entrada)

Ilusões Cognitivas

Ilusões cognitivas fenômeno onde um dos sentidos parece pregar uma peça, comprometendo a correta compreensão de determinado fenômeno. Pois com o nosso cérebro ocorre exatamente o mesmo: muitas vezes nos concentramos nos detalhes errados e deixamos outras informações importantes passarem despercebidas – o que pode nos levar a tomar decisões equivocadas. Exemplo dessas ilusões cognitivas – como isto é chamado tecnicamente – pode ser apreciado no vídeo abaixo. Neste famoso estudo de Daniel Simons e Daniel Levin (1999), você deve contar quantas vezes o time de camiseta branca passa a bola entre si. Há na cena, também, pessoas de camiseta preta passando entre os de branco e brincando com uma outra bola. Mas você deve concentrar-se apenas nos de branco, OK? (Preste atenção porque esse teste só funciona uma vez!)